segunda-feira, 31 de março de 2008

A Revolução Tecnologica


As transformações aceleradas no campo da tecnologia e da informação demonstram claramente uma mutação no conhecimento humano e, principalmente, nas formas de utilização deste conhecimento.Muitas escolas ainda oferecem um ambiente de ensino baseado em princípios reduzidos a abstrações máximas, algumas leis gerais, alguns fatos, algumas datas que, em algumas vezes, acabam por ser memorizados em vez de compreendidos.
Em algumas situações limite ocorre a conversão de conteúdos programáticos vastos em obstáculos ao pensar, ao invés de incentivar a criatividade.Com o surgimento de novas linguagens, da robótica e de tantas vias de comunicação, é colocado um novo processo de aprendizado, onde o novo sistema de produção flexível exige cooperação, trabalho em equipe e muito menos isolamento e automatismo. Pressupõe respostas flexíveis para problemas, impondo cada vez mais o pensar.A escola deve oportunizar, oferecer o maior número possível de opções para que o aluno possa optar por atividades do seu interesse.Entre elas os ambientes telemáticos.É uma ferramenta que obtém resultados efetivos (positivos) em quase todos os níveis da educação, tanto para o aluno como para o professor. O que o indivíduo pode aprender, e como o faz, depende dos modelos de que dispõe, para que possa incorporar modelos intelectuais.A teoria construtivista nos diz que a aprendizagem passou a ter um enfoque de reconstrução, modificação, estruturação e reestruturação dos esquemas mentais.
A evolução da concepção da educação aliada ao desenvolvimento das tecnologias da informação geraram um novo padrão no aprender sobre a aprendizagem. A rede de telecomunicações educativas e a participação nos projetos que nela são desenvolvidos, são uma ferramenta didática que atua como ponte entre o concreto e o abstrato, incentivando na criança a potencialidade do desenvolvimento intelectual; facilita e agiliza os processos mentais, superando barreiras que limitam o pensamento abstrato e possui carater motivador.É dever de todo professor cultivar o desejo de aprender. Deve mudar de um ensino diretivo para um aberto, sensível aos interesses e características do grupo e da nova sociedade.

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